sexta-feira, 17 de maio de 2013

O Humor Negro


Existem Pessoas muito Divertidas. 
Depois existem aquelas que Utilizam o Humor Negro de forma errada e muito negativa. 
O que diferencia umas das outras‚ é a Falta de Educação do 2º Tipo. Não há como confundi-las.

Todas nós conhecemos pessoas tão divertidas que, às vezes, só ouvi-las a rir também nos arranca a nós sorrisos. Mas também, todas nós conhecemos as pessoas que utilizam Humor Negro como “arma” para se demonstrarem muito divertidos e extrovertidos. A diferença entre o primeiro e o segundo tipo, é enorme, é gigantesca! Ao contrário de quem utiliza o Humor Negro, as pessoas realmente e verdadeiramente divertidas, brincam com os pormenores mais “impensáveis” da vida, muitas vezes aqueles que nem saberíamos que poderia ser feita uma piada! Isso sim‚ é saber ser engraçado e ter a famosa “criatividade” para fazer o outro rir.
Já quem utiliza o Humor Negro, na minha opinião‚ são normalmente pessoas “introvertidas” mas que à primeira vista ninguém diria, mas que utilizam esta “arma” para se interiorizarem na sociedade e nos seus círculos envolventes. Gosto muito de dar uma bela risada‚ mas nunca gostei muito de rir da “desgraça alheia”. Como os antigos diziam, não te rias do mal dos outros que o teu vem a caminho. E aí está. Quem utiliza o Humor Negro‚ normalmente, utiliza-o de forma negativa denegrindo a imagem de pessoas ou ridicularizando a situação infeliz ou negativa que vivem no momento. Quem se ri das piadas destas pessoas‚ muitas vezes não lhes acha graça nenhuma, mas é como de fossemos um conjunto de formigas trabalhadoras onde aquela que não se ri da formiga líder‚ é posta de parte e excluída. E assim deixamos de ser leais ao nosso próprio eu, e limitamo-nos a rir do que riem as massas‚ do que mesmo sendo falta de educação ou insensibilidade, faz com que nos insiramos na esfera social que pretendemos. Como disse̦ para mim, quem utiliza o Humor Negro não significa que não tenha “validade” no humor̦‚ mas se o seu humor fosse tão válido, não precisaria ridicularizar negativamente situações ou pessoas‚ para arrancar risos a quem está a seu lado. Creio piamente que haverá muita gente a discordar comigo, mas também creio que haverá muita a concordar. Difícil é sair da esfera usual das massas. Alguém acha realmente piada que se goze com assuntos sérios e difíceis? Não acredito… Para mim a palavra Humor Negro não foi mais do que uma justificação para aqueles que perdem o respeito ao ser humano. “Humor Negro” parece ter sido o nome dado para esconder a Falta de Educação e Insensibilidade de algumas pessoas que pensam que o mundo para elas vai “girar” sempre da mesma forma e da forma “correta”. Só que o mundo dá tantas voltas…

Gosto bem mais das pessoas “puramente” divertidas. Que nos arrancam sorrisos do mais puro que existe. Que não precisam gozar e ridicularizar a “desgraça alheia” para se fazerem “salientar” num mundo cheio de “formigas idênticas” que seguem o que seguem as massas… Gosto de pessoas divertidas que sabem brincar rir-se delas próprias‚ fazer palhaçadas…enfim…é bom brincarmos com os outros e até ridicularizarmo-nos a nós próprios de vez em quando: faz bem e liberta a alma das pressões que nos rodeiam. Gosto bem mais das pessoas divertidas que aliam o humor com otimismo, e iluminam os nossos dias. Posso dizer que o meu maridão é uma dessas pessoas! Respeita o “outro” mas consegue ser criativo nas piadas‚ no humor e na capacidade de arrancar gargalhadas ao mais fundo do meu ser :)

Gosto bem mais dos que se salientam pela capacidade de divertir o outro, sem ultrapassar o limite da “dignidade” que distingue os animais das pessoas :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário