terça-feira, 7 de maio de 2013

Destino?


O Destino não é mais do que : "Geralmente concebido como uma sucessão inevitável de acontecimentos relacionada a uma possível ordem cósmica. Portanto, segundo essa concepção, o destino conduz a vida de acordo com uma ordem natural, da qual nada que existe pode escapar."
Muitas pessoas acreditam que a nossa vida está Destinada a ocorrer de determinada forma enquanto outras acreditam que somos nós próprios que levamos ao rumo dos acontecimentos. Qualquer destas opiniões são igualmente respeitáveis mesmo sendo elas bastante complexas para definir a mais "aceitável" ou não para a Sociedade em geral. 
Mas neste blog como sempre dou-vos a minha opinião tendo em conta que não podemos ter todos a mesma visão das coisas.

Para mim a vida está mesmo Destinada a acontecer de determinada forma. Para mim a Sociedade em Geral e alguns que te rodeiam insistem em incutir-te desde pequeno que determinados acontecimentos só acontecem se fizermos por tal.




 Até há bem pouco tempo...
 Acreditava que se fossemos pessoas corretas  e justas teríamos benefícios práticos na pureza das relações com as pessoas.


 Acreditava que ser bem educado era um Valor e uma Qualidade que nos distinguia em qualquer lugar que estivéssemos.
Acreditava que tratar todos por igual independentemente do estatuto social ou económico seria uma qualidade subjacente a uma personalidade coerente e verdadeira onde os "lambe botas" não têm lugar.
Acreditava que nós temos aquilo que damos ao outro.
Acreditava que o esforço e competência profissionais trariam recompensas futuras. 
Acreditava que a Mentira não cabia na minha esfera pessoal pois sempre cresci com valores onde a dignidade e coerência são pérolas a guardar.
Com o tempo percebi que muitos destes pensamentos não são mais que Entendimentos que nos são dados talvez para conseguirmos "sobreviver" a todas as injustiças desta sociedade.


Com o tempo aprendi que:
Ser correto e justo não só não te traz benefícios práticos nas relações interpessoais como te complica os sentimentos já quem é justo não chega a "lado nenhum".
Ser bem educado é visto como sinal de "timidez" onde o "à vontadinha" ganha lugar de prestígio e topo.
Tratar todos por igual é mais do que uma utopia "ridícula" já que na vida "real" isso não acontece assim. Chegamos- nos sempre àquele que nos pode "trazer qualquer beneficio" seja ele económico ou de estatuto. Infelizmente tenho estas lições muitas vezes presentes...
Nunca nos aproximamos dos que estão pior pois esses não nos interessam na vida e na roda viva em que vivemos. 
Não recebemos aquilo que damos ao outro. Pelo contrário...muitas vezes damos ao outro muito (sem esperar recompensa) mas quando somos nós a precisar percebemos que esse outro...afinal já lá não está.
Aprendi que esforço e competência não significa Sucesso Profissional como nos querem fazer ver pois a maioria dos que o têm têm-no por uma coisa bastante diferente começada por C. Onde a competência não significa nada... o lugar já está guardado.
Que a típica frase: "O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário" é Puro Cliché para nos sobrevalorizarmos pois tanta gente tem sucesso na vida sem trabalho algum e outros passam uma vida inteira de esforço e nunca são recompensados nem valorizados por isso. 
Percebi que a Mentira é a protagonista principal desta novela que é a Vida Real onde se mente para "acreditarmos" nas próprias mentiras muitas vezes sem qualquer cabimento entendível!
Percebi que se tenho o Caminho da Direita ou Esquerda quando escolho algum é porque já estava destinado.
Percebi que não somos nós que fazemos o nosso Destino porque se assim fosse as pessoas que sofrem e têm vidas contínuas de tragédias e sofrimentos tinham feito as suas escolhas para isso...Duvido! 



Acima de tudo 


Percebi que mesmo assim ainda existem pessoas Humildes com o coração grande e cheio onde o seu Destino é apenas arrancar sorrisos ao outro e dar Amor! Conheço muito poucas mas as que conheço fazem querer-me chegar a uma busca interior contínua para um dia poder ser como elas.
Aos pouquinhos quem sabe...não farei o meu Destino mas irei "lado a lado" com o que me reservar! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário