sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O Mundo é dos espertos?


O Mundo é dos espertos?

Há uns tempos atrás, se me dissessem esta frase diria logo, perentoriamente: “Não, obviamente que não!”
Mas com o passar do tempo, comecei a perceber que afinal o mundo é mesmo dos denominados “espertos” ,  no sentido onde a esperteza pode ser “manhosice” ,  claro!

 E é dos espertos porquê?

Ao contrário do que pensava, o mundo é destes famosos “espertinhos” ,  porque são poucos os que ainda valorizam a Humildade e Educação. Hoje em dia ter valores, está fora de moda e se os tens, é porque não pertences à Sociedade Moderna, de constante transformação,  onde o “engraçadinho” e “esperto” tem lugar de topo!

 Atualmente, valoriza-se mais “ensaiar” , “preparar” todas as situações antes de vivê-las , como se a vida e o nosso destino estivesse nas nossas mãos. E quando se fala de destino para os ditos cujos “espertos” ,  vem sempre a famosa frase: “Somos nós que fazemos o nosso destino” como se a vida fosse escrita pelas nossas mãos, e como se os que tivessem problemas e não tanto sucesso pessoal ou profissional, não fossem seres capazes de levar o seu destino adiante com força e positividade! Oh Deus, se fosse tudo assim tão claro e subjetivo, éramos todos felizes!

Ser esperto é, sem dúvida, uma qualidade mas o “espertinho” que falo de hoje, é o que ironiza dizendo verdades duras e cruas, é o que não tem destrezas nem sentimentos se tiver que chegar a um patamar profissional diferente, é aquele que tem “a mania que tem graça” e que consegue dizer tudo de uma forma que os outros não entendem. Este esperto não percebe que podem haver espertos de inteligência, que entendem tudo o que diz e vão, ainda, muito mais além…

Ser esperto, hoje em dia, é fazer o que os outros fazem, copiando a sua vida como se fosse um papel social que manipula, consoante o “ambiente” em que está inserido! Ser esperto é não ter valores, mas também não ter educação… Dizer tudo o que apetece, não tendo respeito por quem ou onde, como se na vida ser mal-educado e/ou descortês, fosse uma vitória e não uma insensibilidade e falta de “berço”. Valoriza-se os “despachados” ,  como se isso fosse uma qualidade e não uma falta de paz interior,  que nos suaviza a personalidade sem ter de forçar e manipular personalidades! O impostor ganha lugar de destaque, numa sociedade em que nada se consegue sem “lamber” as botas ao outro.

Mas se o Mundo é dos espertos é ser assim, então prefiro continuar a não ser “Esperta” neste sentido negativo, e continuar a levar a minha vida pelos valores e educação que me foram dados! Prefiro que a humildade faça parte dos meus dias e que, nunca me regozije de forma negativa, do que tenho ou possuo. Prefiro contrariar as forças, e ter paz de espirito conseguindo dormir descansada na minha almofada, todas as noites sabendo que o Bem e a Modéstia são qualidades dos grandes e não dos espertos!
Se o Mundo é dos espertos então não o quero ser! 

Beijinho
A Menina Veste Prada




"Olho por olho e o mundo acabará cego." -Gandhi

Nenhum comentário:

Postar um comentário