sexta-feira, 12 de abril de 2013

Os "Eternos Insatisfeitos"


E hoje venho falar-vos dos "Eternos Insatisfeitos"...

Todos nós conhecemos "eternos insatisfeitos", seja em qualquer âmbito da nossa vida. Reconheço que, quando estamos perto deste tipo de pessoas, sentimos que somos uns sortudos por conseguirmos dormir e agradecer pelo Dom que é a Vida. Isto porque, este tipo de pessoas nunca estão satisfeitas com a vida.

É sabido que qualquer sujeito, devido à amplitude do papel social que suporta, nunca  está totalmente satisfeito com a vida que possui. Qualquer um de nós se revê nesta imagem, de parecer que nos falta sempre alguma coisa para termos a plenitude da felicidade, mesmo no nosso íntimo sabendo que esta plenitude não existe, é sim uma utopia... É normal irmos "queixando-nos" do que nos falta ter, conseguir ou realizar, ao longo dos estádios da nossa vida e quando isso não acontece, é porque algo está errado.

Contudo estes "eternos insatisfeitos", surgem na minha observação como aqueles a quem nunca nada chega, nunca nada está bem, estão constantemente a queixar-se! Torna-se muita vezes "irritante" ter de ouvi-los, mas aí respiro fundo e penso na sortuda que sou em poder realizar na minha mente que, mesmo nas adversidades, consigo perspetivar que pode existir sempre alguém pior que eu...

Estes "eternos insatisfeitos" queixam-se de tudo: se têm muito querem ter muito mais, nesta época de crise com tanto desemprego, queixam-se de grandes ordenados como se de pequenos se falasse, se têm empregos bons há sempre algo que falta, se têm pouco trabalho gostavam de ter mais, se têm muito gostavam de descansar mais, se  não padecem de qualquer problema de saúde falta na mesma qualquer coisa... se têm estes sapatos queriam ter outros, se têm aquele carro preferiam ter outro, se têm aquela casa eram mais felizes com outra...não há paciência!


Devemos ser conquistadores dos nossos sonhos e continuamente lutar. A vida sem sonhos e motivação para consegui-los não teria qualquer sabor. Devemos lutar persistentemente pelo que sonhamos. Eu luto e sei que a não desistência faz com que consigamos viver cada dia de forma mais feliz... Devemos estabelecer focos para atingir planos de curto ou longo prazo. Devemos gerir o nosso tempo e organizá-lo da melhor forma possível. Devemos lutar pelo nosso sucesso e lutar pela felicidade, pela felicidade e paz de nós mesmos. Devemos querer atingir os nossos objetivos e as nossas metas lutando dia-a-dia...mas também não devemos ser mal agradecidos com o que nos é dado...

Nunca ouço destas pessoas palavras como: "Tive sorte", ou "Mesmo assim agradeço o que tenho", ou "Estou bem". As palavras são sempre consequência de trabalho, de esforço, de capacidade, de ingratidão, de insatisfação, de pouca humildade, como se geríssemos o nosso destino consoante queremos. Como se, os que estivessem pior do que nós apenas o estão, porque merecem ou não lutaram por mais... Que falta de caridade humana...

Queixam-se da vida de uma forma, mas quando a vida lhes corre da forma que pretendiam ,é porque mais alguma coisa não está plenamente perfeita. Falam dos seus problemas como se os dos outros fossem diminutos e nem respeitam a situação em que o outro está (que muitas vezes é bem pior e incomparável) .

 Compreendo que o desabafo é natural na condição humana e penso que até é muito salutar, mas quando esse desabafo se torna constante, permanente e em muitos casos "ridículo", começamos a pensar que seria bom distanciarmo-nos deste "tipo" de pessoas. Os seus argumentos enaltecem a sua personalidade, mas "prejudicam" a saúde mental dos que lhes dão ouvidos. Não gostam de ouvir os problemas ou queixas dos outros, porque no seu vocabulário apenas entra a palavra: "Eu", "Eu", "Eu"... Não conseguem oferecer palavras de ânimo aos que lhes rodeiam, apenas acham que o Mundo Gira em Volta Deles como se não houvesse amanhã! Não compreendem que há pessoas que não têm o privilégio de acordar ou de passar um novo dia... Desrespeitam a "dor alheia" porque com o lema "Cada um por si", vão fazendo a sua vida sem sequer questionar como vai a dos que lhe são próximos. Esquecem-se facilmente que o bem retorna o bem, e consequentemente, o contrário. E que um dia, seja deste ou de outro lado, somos todos iguais e que a vida...ui..a vida, dá tantas voltas!

Com isto despeço-me de vocês com esta imagem...poucas palavras mas diz tudo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário