terça-feira, 2 de abril de 2013

O dinheiro e a falta dele


O dinheiro e a falta dele

Sempre gostei de acompanhar a realidade social e política e, a observação constante, tem feito parte da minha personalidade desde que me conheço. E, ainda mais, num contexto social difícil e complexo onde tanto se fala e opina, mas pouco se consegue reter!

Quando somos crianças, assimilamos que o dinheiro não traz felicidade. Depois crescemos, e na adolescência quase todos passamos por uma fase em que achamos que o dinheiro é que movimenta o mundo. Posteriormente, concluímos que o dinheiro é muito mais do que uma definição pura e sintética da sua pouca ou muita importância. Na Universidade, estudei que a estrutura social não se organiza apenas e só, pela vertente económica. E com as experiências que passamos na nossa própria vida, percebemos que o tema Dinheiro é muito delicado para ter somente uma enunciação.

Com esta crise, absorvo e observo, todos os comentários que me rodeiam acerca do dinheiro e da falta dele e percebo que, metade do que sai da boca de algumas pessoas, não se coaduna de todo, com a realidade que vivenciam. Tenho apreendido que quem mais se queixa, normalmente e pelo ambiente económico que conheço, vive melhor do que quem não se queixa. Já dizia o velhinho ditado: “Quem não chora, não…”

E o que mais me tem “tirado do sério” , são pessoas queixarem-se da vida financeira que têm a pessoas que vivem “pior” economicamente! Para mim isto é, antes de tudo, a maior das faltas de respeito que pode existir! Como poderei ter eu pena de alguém que diz não ter dinheiro mas depois faz uma vida bem mais “luxuosa” que o comum dos mortais? É que, normalmente e pelo que tenho presenciado, são estas ditas pessoas que dizem “poupar” no mais mero pormenor básico da vida e, depois noutros “pormenores” bem mais significantes, demonstram que a falta de dinheiro sai-lhes apenas da boca para fora! Quem não tem, não pode gastar…e essa é a realidade dura e crua.

 O dinheiro para mim é uma questão de prioridades, que vai mudando consoante a personalidade de cada um. E as prioridades que cada um dá ao seu dinheiro acho que diz respeito somente a essa pessoa e, contra isso, nada a acrescentar. Se alguém gasta o pouco que tem nuns sapatos isso é, só e somente, uma atitude respeitante ao dito cujo. Mas agradeço que depois não me venham é dizer que não têm dinheiro para “comer”. Isto é apenas um exemplo fictício, mas com o qual me deparo quase constantemente. E isso sim para mim é... desrespeito.

 Hoje em dia vejo pessoas terem mais pena de quem ganha 4.000 euros, do que quem ganha 500? Isto é normal?! Para mim não… Mas o que ganha 4.000 até pode gerir melhor o seu dinheiro do que o que ganha 500. A questão aqui é dizerem CONSTANTEMENTE que poupam até no mais ínfimo detalhe, quando estão bem melhor do que aqueles com quem estão a falar. É o mesmo que ir ter com um sem-abrigo e dizer que ele está mal pois vive na rua, mas olha eu estou pior porque tenho de pagar a renda da casa! Poupem-me a estas “faltas de dinheiro” só para o inglês ver! Sejamos verdadeiros e acima de tudo, coerentes com o que sai da nossa boca!  
Cada um faz com o seu dinheiro o que lhe diz respeito mas p.f. deixem-se de falar em poupanças Ridículas que depois não se coadunam com o que se vê! Entremos em solidariedade com os que realmente sofrem com esta crise!

Então defino que com o tempo aprendi que:

O dinheiro move montanhas mesmo que te queiram fazer acreditar que não
O dinheiro não compra valores nem berço muito menos educação e classe
O dinheiro não compra beleza nem bom gosto mesmo que tenhas milhões
O dinheiro facilita sim e muito a vida
O dinheiro por si só não traz felicidade
O dinheiro não compra o Amor verdadeiro
O dinheiro compra amizades e interesses
Tens muitos mais amigos se tiveres dinheiro
Sabes distinguir os verdadeiros se não tiveres muito
Quem mais se queixa possivelmente está melhor dos que “sofrem” calados
O dinheiro compra interesses e poder
O dinheiro não compra paz de espirito e consciência tranquila
O dinheiro não compra fé e sabedoria
O dinheiro compra inteligência e mérito.
O dinheiro compra competência e qualidade.
O dinheiro não compra valores nem caridade.
O dinheiro compra a intensidade e proximidade de relações.
O dinheiro não compra a intensidade das sinceras e verdadeiras relações.
O dinheiro compra sonhos e desejos.
O dinheiro não trava a capacidade de sonhar.
O dinheiro compra personalidades e imposturices.
O dinheiro não compra humildade e grandeza de coração.
O dinheiro compra tudo.
Mas no fim…não compra nada! Acabamos todos no mesmo sítio com dinheiro ou sem ele…

Beijinho
A Menina Veste Prada





 Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário