quinta-feira, 14 de março de 2013

A Verdadeira Caridade



"A verdadeira caridade é impalpável como a luz e invisível como o perfume: dá o calor, dá o aroma, mas não se deixa tocar nem ver."
 (Henrique Maximiano Coelho Neto)

Para mim, uma pessoa que seja caridosa tem, sem dúvida, das melhores qualidades existentes neste mundo! Não é tarefa fácil, num mundo e numa Sociedade cheia de pessoas altruístas e, por isso, encontrar pessoas verdadeiramente caridosas é diamante raro!
E digo, verdadeiramente Caridosas, porque existem por aí muitos “Caridosos” que vivem para a Caridade “extrínseca” ou cada boa ação que fazem, dizem-na aos 7 cantos do mundo. Para mim, a verdadeira caridade começa, antes de tudo com os nossos. 

Alguém disse: Diria que todos os espetáculos caridosos que eu apresentar fora do reduto de meu lar serão suspeitos se eu não os tiver ensaiado e exercitado dentro de meu lar. É exatamente o que penso: quando há caridade com os de “fora” do nosso circundante familiar e não há com os de dentro, quão boas ações se poderão considerar nestas pessoas? De que adianta “parecermos” caridosos com os de fora, se com a família somos indiferentes e apartados? A caridade feita aos de fora, passa a ser vazia e sem significado, pois se não damos a mão aos que nos são próximos, como poderemos sentir verdadeira caridade aos que não são do nosso núcleo?

Como já ouvi dizer muitas vezes: “Quem não se sente não é filho de boa gente” por isso, quando não sentimos caridade e praticamos a indiferença com os que nos são próximos significa que, não valemos grande coisa para eles. Viver a caridade é assistir o próximo mesmo que não tenha nenhum laço com ele mas, antes de tudo, dar a mão aos meus! Nunca conseguirei fazer o bem a alguém se, os que me “pertencem”, precisam de uma palavra, uma atitude, e pratico a indiferença como um trunfo onde: “cada um salve-se como puder”.
Aprendi com o tempo que, muitas pessoas que considero(ava) caridosas, quando “abrem” a boca para se vangloriarem do que fazem, perdem qualquer réstia da boa ação praticada. 

Assim sendo aprendi que, as pessoas mais caridosas são aquelas que praticam o bem no silêncio das suas atitudes! Que praticam o bem onde as ações valem bem mais que 1000 palavras bonitas. Que quem é verdadeiramente caridoso, não o diz nem deixa a sua boca ser transmissora de atitudes valorizadoras do seu próprio ego. E quem não começa a ser caridoso no seu lar com os seus, nunca o poderá ser verdadeiramente para mais ninguém. E assim termino com a frase de Madre Teresa de Calcutá: é sucinta e simples, mas diz tudo!

"É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado."
MADRE TERESA DE CALCUTÁ






Nenhum comentário:

Postar um comentário